Resenha: O Morro dos Ventos Uivantes

19:02


O Morro dos ventos Uivantes
Emily Bronte
292 paginas
Editora: Lua de papel
Nota ✰✰✰✰✰

Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy. O único romance escrito por Emily Brontë e uma das histórias de amor mais surpreendentes de todos os tempos, O Morro dos Ventos Uivantes é um clássico da literatura inglesa e tornou-se o livro favorito de milhares de pessoas.


O Morro dos Ventos Uivantes é de longe o meu livro favorito, fazer uma resenha sobre ele é algo muito complicado, pois o livro é bem complexo e perfeitamente estranho comparando as histórias naturais de romance que lemos por aí.
 Eu li a muito tempo atrás para um trabalho de escola, peguei na biblioteca, aquele livro com o nome estranho e as paginas amareladas e uma capa nem um pouco atraente, mas  foi a melhor escolha que eu fiz.


Bom, o livro é sobre a longa e complicada história de Catherine e Heathcliff. 
Começa com o Sr. Lookwood que aluga a granja do Heathcliff e resolve conhece-lo, porém o Heathcliff o trata super mal e Lookwood, muito curioso quer entender por ele é assim, então a sua criada Nelly, que também ja foi criada do da casa o Morro dos ventos uivantes (onde o Heathcliff mora) conta a história para o Lookwood.

Heathcliff foi adotado pelo pai da Catherine Earnshal  ainda quando ele era uma criança, pele escura, aparência de cigano como os próprios o descreviam, fazia-o diferente da família Earnshal. 
Catherine e Heathcliff ficaram muito próximos, muito amigos, mas Hindley (irmão mais velho de Cathy) o odiava.
Com o tempo Hindley se tornou o homem da casa logo após a morte de seu pai, ou seja, fez o Heathcliff se tornar um criado, um escravo por simplesmente odia-lo desde que chegou a sua casa. 
O tempo passa e eles crescem e Catherine vira uma moça muito culta e elegantes após passar um tempo fora para aprender bons modos e volta completamente diferente do que costumava ser com Heathcliff. Entretanto eles se amavam, desde pequenos, por mais que isso não seja visível.

E ele é a minha grande razão de viver. Se tudo morresse,mas ele ficasse, eu continuaria a existir. E, se tudo permanecesse e ele fosse aniquilado,o mundo inteiro se tornaria para mim uma coisa totalmente estranha. Eu não seria mais parte desse mundo. Meu amor por Linton é como as folhagem dos bosques:o tempo o transformará, estou bem certa, como o inverno muda as árvores. Meu amor por Heathciff assemelha-se aos rochedos imóveis que jazem por baixo do solo: fonte de alegria pouco aparente mas necessária. Nelly, eu sou Heathcliff! Ele está sempre, sempre no meu pensamento. Não como um prazer,visto como nem sempre sou um prazer para mim mesma,mas como meu próprio ser.

 Mas, ela, Catherine, acaba aceitando a se casar com Linton, um homem da sua posição social, que poderia lhe oferecer uma boa vida ao contrário de Heathcliff. Então Heathcliff some por vários dias, anos, não me lembro. E quando retorna, volta rico (não me perguntem como) e com desejo de vingança.

O amor de Catherine e Heathcliff é algo avassalador, complicado, obsessivo. Ambos são orgulhosos e não admitem o próprio amor. 
Algumas vezes, senti muita raiva da catherine, por ter sido tão mesquinha e egoista, mas por outro lado eu me colocava em seu lugar e a entendia, assim como também acontecia com Heathcliff.



Não tenho palavras para descrever o quanto eu amo esse livro e como eu consigo classifica-lo como meu livro favorito, mas acredito que livro seja algo muito pessoal, para algumas pessoas (como eu) talvez seja fácil de entender esse amor estranho e para outras é só mais um livro ruim sem o final esperado.

Emily Bronte soube escrever perfeitamente essa história e seus personagens são como pessoas normais, não tem aquela coisa de um ser bonzinho e o outro ser do mal, ambos tem seu lado ruim e seu lado bom e isso foi uma das coisas que eu mais gostei no livro, é algo realista e não conto de fadas. 
O triste é saber que foi o único livro da autora.
Conselho de amigo: o livro pode parecer chato no começo e da vontade de desistir de ler, mas meu conselho é: não desista, vale muito a pena.

Seja qual for a matéria de que as nossas almas são feitas, a minha e a dele são iguais.


You Might Also Like

0 comentários

Flickr Images

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Subscribe